sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Alguns Dias em Silêncio



Será que o silêncio é bom? E a solidão é benéfica? Estas são perguntas intrigantes. Será que dar um tempo a si mesma para reavaliar a vida e as atitudes é uma atitude benéfica? 

Estive pensando exatamente sobre isso nestes dias, pois estive mais reclusa, por circunstancias não escolhidas por mim, mas que a vida nos impõe. A princípio pensei comigo mesma: “se a minha vida fosse assim, eu me realizaria?”. E no meu solilóquio*, segui pensando e me auto descrevendo, desde a mais tenra idade. No momento, veio-me cenas inéditas como: eu indo com meu avô pendurada na sua cacunda, com as pernas penduradas em seu pescoço, pendendo para frente e ele cantarolando e me levando a um rio próximo para que eu e meus irmãos maiores pudessem desfrutar da paisagem e brincar  um pouco com ele. Fazendo isso, ele ajudava a minha mamãe, aliviando-a do barulho feito por nós, as crianças; e, atarefada na cozinha, ela fazia o apetitoso almoço para degustarmos mais tarde. Em seguida, pensei na adolescência com suas nuances perceptíveis da idade, o amor que se espalhava em todas as coisas, lugares e pessoas. Parecia que “onde se espremia, saía coraçõezinhos”. Pensei em como cheguei à idade adulta, na maternidade, e, por último, como foi pra mim entrar no grupo das avós, e já estou esperando o dia em que serei bisa

Do solilóquio passei para o colóquio**, aquela interação comunicativa com meu Deus, e comecei a derramar a minha alma ante Sua presença e dizer-Lhe do fundo da minha alma: 

“Deus, valeu a pena esse tempo contigo, sei que não escolhi nem planejei esse momento,  mas as circunstâncias me obrigaram a parar e pensar em tudo isso. Como me enriqueci! Não tive pensamento narcisístico a cerca de mim, mas com esmero e humildade eu pude ver como Davi, que Tu, oh Senhor, nos sondas e nos conhece. Pude enxergar que cada célula do meu corpo, cada tecido que o cobre foram entretecidos por Ti. Como a mulher que tricoteia com suas agulhas, como a outra que faz crochê, assim, dia após dia, Tu nos teceste no ventre de nossa mãe. Os teus olhos Deus viram o meu corpo ainda sem forma, como a que tece pega o novelo de lã, e não tem ideia do que fará. Assim o Senhor me viu e como disse Davi, no teu livro todas essas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!’ (Sl 139.15-16).

Quanto eu ganhei nestes dias cinzas, mas abençoados! Revivi boas lembranças, detalhes de minha vida tão especial que, correndo, jamais iria perceber. Como também reavaliei meus valores e pude escrever minhas resoluções que pretendo seguir fielmente em 2017.

Veja, querido e querida, que aquele versículo de Paulo aos Romanos serve para qualquer circunstância vivenciada por nós: “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Então, não se entregue à tristeza. Em dias sombrios e adversos, busque fazer de cada momento de sua vida um hino de adoração ao seu Deus. Não, isso não é ser hipócrita, nem usar de falsa humildade. Seja verdadeiro(a): se está doendo, fale, mas também reflita. Este momento vivenciado é indelével, por isso permita-se perguntar: que tesouro eu posso extrair dele?

Agora respondo minhas perguntas: silêncio é bom? Estar sozinho é vantajoso?

Às vezes sim, e às vezes não. Depende do seu olhar. Dizia Gustavo de Melo: “o silêncio é um campo plantado de verdades que aos poucos se fazem palavras”. É na solidão que o nosso ser fala a linguagem que compreendemos por mais que seja incompreensiva a outrem é ai que as máscaras não permanecem, por mais que as queiramos preservar.  

Termino com as palavras de Spurgeon: “Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, e age com uma mão que nunca falha”. Por isso, já dizia o sábio: “no dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez esse em oposição a aquele, para que o homem nada ache que tenha de vir depois dele” (Ec 7.14).

Nosso abraço e na solidão  paremos para escutar a voz de Deus.

Feliz 2017!


Judite Alves.
____________________________________

* Conversa consigo mesma, monólogo.

** Conversa entre duas pessoas, conversa íntima e confidencial.

9 comentários:

  1. Amém,que no silêncio eu possa ouvir a voz de Deus

    ResponderExcluir
  2. Os grandes aprendizados vem dos dias cinzentos,pois deles aprendemos a esperar,confiar e compreender o quanto é maravilhoso o agir de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Esses dias me sentir assim! !! E Deus pela sua infinita misericórdia me visitou na solidão.

    ResponderExcluir
  4. Que bom amigos. É que Deus usa até o nosso silencio para tratar conosco. Ancho isso fantástico
    Meu abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Estou vivendo este silêncio de Deus mas lendo esta reflexão me ajudou a mudar a minha interpretação de Seu silêncio. Amém! Deus lhe abençoe irmã Judite.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus é tremendo!!!��❤����
    Eu ni corre corre do trabalho e obra na casa do Senhor, Jesus me permitiu estar uma semana em casa com problemas nas pernas e eu fiquei triste pois não gosto de falar um dia, mas no meu quarto em silêncio eu pude também me lembrar de experiências detalhes promessas e até da forma que me dedicava antes de trabalhar, percebi o quanto precisava melhorar em cada atitude até interpessoais, parei e refletir sobre tudo. Veio a tona todas as coisas, algo que eu não tinha feito à alguns dias refletir... Eu estava me questionando o porque eu estava doente, querendo saber a finalidade e Deus disse ao meu pai que foi orar por mim que era para a Glória de Deus! Agora pude compreender na totalidade o que o Senhor estava me ensinando! Que é necessário às vezes nos calar e refletir sobre o que estamos fazendo e lembrar do que Ele fez e entre muitas outras coisas...!!!!❤����

    ResponderExcluir
  7. Aprendendo sempre! Glória a Deus , pela vida da nossa querida ir. Judite. Louvado seja o Senhor!🙌

    ResponderExcluir

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...