terça-feira, 13 de setembro de 2016

Como ter uma vida organizada

Querida, estamos de volta para falar de uma assunto muito importante!
Acredito que, como eu, você é uma mulher que gosta de ver tudo organizado, embora às vezes não tenha muito tempo para isso. Ou talvez você nunca tentou fazer um esforço para manter as coisas nos seus devidos lugares, ou nunca foi treinada na vida para tal, mas como nunca é tarde para aprendermos, pensando nisso, trago algumas dicas para nós, de como ter a nossa própria vida organizada. Disse Aristóteles: “é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. E enquanto dou dicas, aprendo a fazer o que é para fazer. Falo como o apóstolo Paulo: “o que eu aprendi… isso também vos ensinei” (1 Co 11.23).
Na verdade, até preparei umas dicas de como ter nossa casa organizada, mas pensei: que adianta tentarmos organizar a casa se a nossa vida é desorganizada, e a desorganização parte de dentro de nós? Para aprendermos bons hábitos, muitas vezes começamos a realizá-los “a duras penas”, para só depois de um tempo tornamos uma rotina em nossas vidas. Mas vale cada esforço, pois as principais beneficiadas somos nós mesmas. Depois de estabelecido o bom hábito, precisamos apenas ter o cuidado para não exagerarmos. Nossa avó já dizia: tudo em demasia é veneno. E é claro que todo exagero é prejudicial.
Então, O QUE DEVEMOS FAZER PARA TERMOS UMA VIDA ORGANIZADA?



1. A primeira coisa que devemos fazer para ter uma vida organizada éaprendermos a disciplina. Custou-me muito ser disciplinada (se é que sou), mas posso dizer como Paulo: “não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo…” (Fp 3.13-14). Portanto, amadas, vamos prosseguir. Só se aprende a disciplina praticando-a; é um exercício diário.
2. Edifique seu lar com sabedoria – Essa orientação vai para você que é solteira, jovem ou adolescente e que também precisa usar a sabedoria onde está plantada agora: pode ser na casa de seus pais, no quarto de uma pensão (a organização do seu quarto é um reflexo do seu futuro lar), enfim, onde repousamos a cabeça – Deus quer que ali deixemos nossas marcas. Por isso devemos buscar a sabedoria nEle (Pv 9.1-2, Tg 1.5-6; Pv 14.1).
3. Tenha consciência que a organização não reprime, mas liberta. Ontem estava sufocada, meu escritório estava uma bagunça, pois tive que fazer vários textos, ler vários livros, ver várias traduções de bíblia, e, cada dia da semana tirava algo e colocava em cima da mesa. Chegou a sexta feira, que é o dia da faxina. Então eu disse à pessoa que me ajuda: “hoje o escritório é comigo” e comecei a organizar desde a manhã (mesmo doente…), concluindo à noite. Falei comigo mesma: “cuidado na sua organização, seja disciplinada, tire o livro do lugar e coloque-o de volta, mesmo que seja antes de dormir”. Como todas as coisas contribui para o bem, inspirei-me no outro dia que é hoje, a compartilhar com vocês esse tema. Hoje estou escrevendo com tudo no lugar e sinto o quarto mais ventilado. Sinto-me mais livre e leve, sabendo que valeu todo esforço de ontem. Depois.
Fiz meu devocional e dormi um sono reparador. Muitas vezes, ficamos acostumados com a desorganização, e nos perdemos nela. Daí ficamos sem vontade de trabalhar, sentimos cansaço… Mas, assim como Deus pôs Adão e Eva para cultivar o jardim que Ele tinha aqui na terra, também Ele nos pôs para cuidar de vários jardins: nossa casa, nossa família, nossa vida devem ser consideras por nós como jardins que Deus nos entregou. Como estamos cuidando deles? ( 1o Co3.16-17; Ct 1.6; Is 5.1-7)
4. Arrume a bagunça. Geralmente, em reunião de casais e família cantamos o hino: “Faça do meu lar Senhor um lugar de harmonia, faça do meu coração tua casa todo dia”. Há muita verdade nesse verso. O coração que tem Deus como morador permanente, vive em harmonia. Para isso, primeiro, precisamos arrumar a bagunça interior (pensamentos, ações e atitudes), e assim a bagunça exterior ficará mais fácil de organizar.
Se você abrir o dicionário Aurélio verá que um dos sinônimos para a palavra bagunça é falta de harmonia. Não podemos ser extremistas e paranóicas, ao exigir sempre que os membros da família deixe tudo impecável 24 horas, os sete dias da semana. Nós e nossos filhos precisamos sentir que estamos em casa e não num lugar estranho, que não é nosso. Criar um clima hostil dentro do lar por causa da organização, como por exemplo, gerar no filho medo de tirar algo do lugar porque sabe que vai ser xingado o dia inteiro, é priorizar o material, as coisas, acima dos relacionamentos, das pessoas. E isso não faz bem para a família. Não é somente deixar a casa organizada que vai fazer a diferença, mas exercitar a graça todos os dias é o que mais importa. Precisamos desenvolver uma arrumação participativa, em que todos sintam prazer em participar. Quando a nossa mente está arrumada, ficamos tranqüilas, o nosso dia se torna mais fácil e até as horas rendem mais. Já percebeu isso amiga? (Fl 4.6-7).
5. Organize o seu dia. É um grande desafio para todas nós ter uma vida organizada. Indubitavelmente, exercitaremos diariamente essa disciplina. E aqui darei algumas dicas que a mim tem servido com resultados satisfatórios. Convém lembrar, mais uma vez, que não podemos levar a vida de maneira rígida; toda regra tem exceção. Se um dia você não cumprir uma de suas tarefas para a qual se programou, compense no outro dia. Não adoeça por causa disso.
Vamos às dicas:
• Escolha a roupa, bolsa e sapato na noite anterior ao compromisso. Se você tem outro compromisso no mesmo dia e precisa trocar-se, deixe tudo o que vai precisar separado, pois assim poupará tempo.
• Se você tem agenda, confira sempre para certificar-se do que irá precisar para o próximo dia.
• Escolha qual a comida apetitosa que vai servir a seus filhos e ao maridão, conferindo sempre a despensa e a geladeira. E ainda que tenha alguém que lhe ajude, é salutar para a família que o cardápio seja planejado por você.
• Se possível, limpe toda a sujeira logo que terminar a refeição e já deixe a mesa arrumada para a próxima. Isso poupará o seu tempo.
• Fale com seus pais antes de dormir e peça-lhes a bênção (solteiras).
• Se é casada, procure ir para a cama na mesma hora do seu esposo. Evite dormir muito antes ou depois do marido.
• Ao despertar pela manhã, busque fazer seu devocional, ainda que seja 15 minutos. Cante, leia um texto e entregue seu dia a Deus.
Tudo o que vier a sua mão para fazer, faça, não reclamando, mas com o coração agradecido. Se trabalha fora, ao chegar em sua casa, tire os sapatos, guarde a bolsa, lave as mãos beije e abrace seus filhos e marido. Agradeça a Deus porque estão em paz. E , mais uma vez, mãos à obra. Se houver desorganização, ponha as coisas no lugar. Ou seja, a vida continuará organizada e você seguirá de força em força.
Toda virtude requer esforço. Elas não como aparecem do nada nem nascem naturalmente conosco. Para arraigá-las no caráter teremos que trabalhar arduamente. Se é assim, empenhemos nossos esforços para cultivar a virtude. Planeje-se cuidadosamente para ser uma mulher virtuosa. Organize sua vida, ponha em ordem a sua casa. Faça sua lista de prioridades e considere sempre como o de maior valor as coisas eternas. Mantenha o foco sempre. Não deixe que as raposinhas do dia a dia estraguem as uvas do seu lar (Ct 2.15).
Sabemos que estamos de passagem por este mundo e que a nossa vida aqui é tão breve quanto a erva ou a flor do campo. Que a nossa passagem por este mundo seja marcada pela excelência, através do cultivo da virtude no dia a dia da nossa existência. Claro, como disse no início, perfeição nunca obteremos aqui. Mas, ter a oportunidade de viver essa vida e desperdiçá-la com maus hábitos ou vivendo desregradamente é no mínimo, uma insensatez que tomará todo o seu tempo de viagem nessa terra pesaroso e vão.
Meu abraço, tenha uma ótima semana com a vida organizada por dentro e por fora!

7 comentários:

  1. Amo ler seus comentários não mim canso nunca pois elas mim alimenta muito parabéns irmã Judite por isso que lhe admiro muito por ter sempre palavras sábias pra nossas vidas lhe amooooooooooooooooo muitooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Um grande deleite para os leitores!

    ResponderExcluir
  3. Conheci o site hj! Mas, já estou amando! Por favor, Irmã Judite, faz um artigo sobre administração do tempo! Tenho uma luta diária comigo mesma para fazer das coisas simples as mais complexas. Me ajude! Preciso organizar meu tempo. Não sei como faxer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amada!
      Leia este texto abaixo. Acho que pode te ajudar.
      http://www.mestrasdobem.com.br/2017/04/a-procrastinacao-um-mal-que-tem.html

      Excluir

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...