terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

DEUS CASTIGA A QUEM AMA




Parece contraditória a premissa do escritor aos hebreus ao aconselhar os cristãos sobre receber com alegria a disciplina de Deus. Você pode indagar: “que Deus é esse que diz que ama e ao mesmo tempo pode me castigar?” 

Você é pai? Você é mãe? Você ama? Nunca castigou seus filhos? Vejamos então o que Ele nos instrui sobre isto.

Quando abrimos o livro da sabedoria, já nos deparamos com as seguintes palavras: “Filho meu, não rejeite a disciplina do Senhor, e não te enojes de sua repreensão, porque o Senhor repreende aquele a quem ama. Assim como o pai ao filho que quer bem” (Pv 3.11-12). Deus compara o seu amor com o amor de uma mãe (Is 49.14-15). A verdadeira mãe ama, proteje e corrige o filho que ama. Da mesma forma é nosso Deus. 

Vejamos, agora, o que diz o escritor aos hebreus: “E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como filhos: filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por Ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para a disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? [dê-me licença os que são da lei da palmada!] Mas, se estás sem disciplina da qual todos se tem tornado participantes, sois então bastardos e não filhos. Além disso, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem [é nosso dever dar lei, e correção aos filhos] e os olhávamos com respeito, não nos sujeitaremos muito mais ao pai dos espíritos e viveremos? Pois aqueles, por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacifico de justiça nos que por ele tem sido exercitados” (Hb 12.5-11). 

Que linda verdade! Não compreendo, sinceramente, porque hoje a palavra disciplina soa tão mal aos ouvidos de tantos educadores e de pessoas que se dizem do bem. A disciplina é um treinamento e feita com amor por aqueles que a exercitam é proveitosa. Deus, como nosso pai, nos disciplina. Às vezes usando diversos métodos, e como seus filhos devemos aceitar. A obediência simples e a submissão a Ele traz prazer à sua alma. Quando somos disciplinados, poupamos maiores problemas para nós mesmos. 

Assim como Deus disciplina, corrige e castiga, devemos, como bons pais, fazê-lo com os nossos filhos e seguramente as nossas almas terão descanso. No mundo caótico em que vivemos, a disciplina será um presente que porá em ordem a vida das nossas crianças, livrando-as de si mesmas. Ouça a Palavra de Deus e tenha forças para cumpri-la: “Aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho; mas quem o ama, diligentemente o corrige” (Provérbios 13:24).


Deus abençoe sua vida. Alegre-se no Senhor quando for disciplinado. Isso é um sinal de que Ele lhe ama e lhe quer bem. 


Meu abraço!

Um comentário:

  1. verdade,Deus só quer o nosso bem, devemos dar graças por tudo pois o que não entendemos hoje, amanhã compreenderemos. É para que conheçamos o nosso Deus em sua plenitude.

    ResponderExcluir

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...