quarta-feira, 5 de abril de 2017

A Procrastinação: um mal que tem prejudicado a muitos


Vivemos dias estressantes: corremos, mas mesmo assim não conseguimos resolver tudo o que colocamos em pauta. Na maioria das vezes terminamos o dia dizendo: “eu queria que o dia tivesse mais de vinte e quatro horas! Eu renderia mais, trabalharia mais e teria mais tempo para a família”. Outros, ao contrário, planejam, planejam e planejam, e ficam dando voltas em seus planejamentos, em vez de gerenciar o tempo com sobriedade e determinação. Vão adiando as ações e dizem para si mesmos: “hoje não vai dar tempo, deixarei para amanhã;  afinal, ainda falta muitos dias, farei depois”. E assim vão adiando os compromissos e as prioridades. Pessoas assim prejudicam a si e aos outros. Vivem muito ocupadas, porém fazem pouco e não têm prioridades nas ações. O resultado de tudo isto? Descontentamento, irritação, distanciamento do cônjuge, família e amigos.  

Há pessoas que nunca chegam aos compromissos na hora marcada porque acham que podem tomar banho, trocar-se, arrumar tudo o que é necessário em tempo recorde, ainda pegar o seu transporte e chegar na hora. Outros sempre pegam o avião ou o ônibus quando as portas estão quase se fechando. Os procrastinados, aqueles que têm o costume de deixar tudo para depois, ainda querem buscar um “jeitinho brasileiro” para contornar sua própria negligência. No entanto, é bom enfatizar que toda procrastinação é um atraso, mas nem todo atraso é uma procrastinação.  Há remédio para procrastinação? Claro que há! O caminho é a disciplina.

Vejamos como evitar esse mal que tem prejudicado muitas pessoas:

  • É preciso disciplina para realizações de tarefas, tendo prioridades e rejeitando o supérfluo (Pv 23.12, 6.23);
  • Não coloque a culpa nos outros; aprenda a se comprometer assumindo a responsabilidade das suas próprias faltas (Rm 14.12);    
  • Defina o micro e o macro - o que tem maior e menor importância (Lc 14.29-31);
  • Organize-se, se possível, no dia anterior faça sua programação do dia seguinte. Inclua sempre o Senhor (Lc 12.13.20; Tg 4.13-15);
  • Identifique o porquê de sua procrastinação: a tarefa não tem valor? É a sua personalidade? São suas expectativas? Ou é o medo de falhar? (Pv 23.7). Ao identificar onde está o cerne da procrastinação, ore a Deus para lhe ajudar (Fl 4.13).

Dito isso, prepare-se para agir. Aquilo que você tem adiado: a leitura de um livro, um trabalho acadêmico, a leitura da bíblia, o ensino no lar, as atitudes positivas com relação às pessoas, entre outros, identifique-os e busque onde está a falha. Combata a procrastinação e com a ajuda de Deus você passará a ensinar a outros que a procrastinação pode gerar conflitos, ansiedades e desilusões. Mas os que têm a Cristo podem contar com a ajuda do Espírito Santo e nEle somos mais que vencedores nesta área também.

Deus te abençoe. 

3 comentários:

  1. Isso é tão importante, agente nem percebe que isso prejudica tanto, comigo acontece coisas parecidas com isso poque eu não consigo sair sem deixar tudo arrumadinho,e isso me prejudica muito.

    ResponderExcluir
  2. Amém, conselhos preciosos! melhor texto sobre procrastinação, pude reconhecer que o medo está me fazendo adiar muitas coisas em minha vida. Não estava dando a devida importância ao problema mas agora sei que posso e devo pedir ajuda a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...