sábado, 30 de agosto de 2014

Como Mudar o Seu Cônjuge

Paz do Senhor, queridos!
Quase todos os dias enfrentamos dilemas conjugais, de casais que clamam por uma luz que os guie no meio de um turbilhão de problemas. Muitos deles são problemas de relacionamento inter-pessoal, questões pequenas do dia a dia. Um comportamento, um olhar, uma palavra, o silêncio, a demora… podem ser acumulados diariamente no “estoque” da ira, trazendo muitos desentendimentos e por fim o completo distanciamento.
Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês o texto abaixo. Espero que essas cinco atitudes promovam a paz no seu lar.
Tenham um final de semana na presença de Deus!
Judite Alves


Como Mudar o Seu Cônjuge
Por Joshua Straub, Ph.D.
Desde a última semana, tenho recebido vários pedidos de ajuda no que se refere aos casamentos. Estou muito agradecido por aqueles que por e-mail ou pessoalmente compartilharam suas histórias comigo. A coragem para erguer-se e o desejo de ter um excelente casamento são claramente reconhecidos.
Em resposta, decidi reunir cinco atitudes que sempre dou aos casais em perigo, logo depois de ouvir suas histórias. Um dos temas mais comuns, quando uma pessoa pede ajuda, é uma explicação do que a outra pessoa está ou não está fazendo no relacionamento.
Agora lembre-se, estes cinco passos serão sempre dados pelo cônjuge que deseja mudanças, mas que não sabe o que fazer pois a outra pessoa não está disposta a ceder.
Se é assim no seu casamento, eu sinto muito que você esteja em tal situação. Mas deixe-me encorajá-lo: você pode mudar seu cônjuge!
Vejamos:
1. Tudo começa na compreensão de um princípio — a única pessoa que você pode mudar é você mesmo.
Você não pode mudar ou “consertar” o seu cônjuge, mas pode mudar a forma como  interage com ele(a). Sua atitude vai exigir indiretamente que seu cônjuge tome uma decisão que corresponda a ela, como resposta a você. Dito isto, quando é uma esposa que vem pedir ajuda, eu sempre começo por este versículo:
“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra, considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”
1 Pedro 3: 1-4.
Em outras palavras, não faça uma pregação. Isso só vai empurrá-lo para mais longe. Não o faça sentir como um fracassado mais do que ele provavelmente é. Envergonhá-lo não vai provocar mudanças nele.
2. Comece orando todos os dias pelo seu cônjuge, e peça  para  que o Senhor lhe mostre a correta visão que Ele mesmo tem do seu cônjuge. Não permita que a sua situação ou as atitudes do seu cônjuge (ou a falta delas)  façam de você uma pessoa amarga e ressentida. A maneira mais eficaz de recuperar a empatia e a genuína preocupação com o seu cônjuge é orando para que Deus lhe mostre um vislumbre do que o seu cônjuge é aos olhos de Deus — a mágoa, a solidão e a dor que ele (a) deve sentir. Faça esta oração várias vezes ao dia, especialmente quando você estiver frustrado(a).
3. Desista do sentimento de culpa. O maior obstáculo para a união entre os casais é a culpa. Esta é uma difícil questão, especialmente se o seu cônjuge lhe culpa da forma errada. Mas resista à tentação de ficar na defensiva, jogando a culpa de volta (como fez Adão e Eva). Caso contrário, as muralhas entre vocês tornar-se-ão mais fortes, e seu cônjuge não vai mudar.
4. Procure compreender as motivações do coração por trás das ações de seu cônjuge. Raramente, a menos que o seu cônjuge seja abusivo, ele(a) dirá ou fará algo para intencionalmente lhe machucar. Em vez disso, palavras e atos ofensivos são geralmente carregados de emoção, tentativas ruins de conseguir a atenção do cônjuge (porque estamos sempre protegendo as paredes em torno de nosso próprio coração). Mas isso só o afastará ainda mais - e ele (a)  não mudará.
5. Finalmente, pegue a Regra de Ouro e substitua a palavra “trate” pela palavra “compreenda”.
Assim: “Compreenda os outros da maneira como você gostaria de ser compreendido.”
Para que o seu cônjuge comece a abrir-se com você sobre suas mágoas e medos, ele precisa ​​sentir-se seguro, e não como se fosse um marido que é pai ou como uma esposa que é mãe. Quanto mais seu cônjuge sentir-se compreendido por você, mais vai abrir-se ao longo do tempo.
Dito isto, todas as cinco atitudes fomentam uma coisa: a segurança emocional. E é a segurança emocional que prevê a satisfação conjugal.
Quanto mais seguro parecer a seu cônjuge, mais provavelmente seu cônjuge mudará.

Joshua Straub, Ph.D. é um advogado de família. É co-autor de God Attachment and The Quick Reference Guide to Counseling Teenagers. Para mais informações acesse: www.joshuastraub.com / Twitter @joshuastraub / Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...