segunda-feira, 20 de março de 2017

9 Atitudes Bíblicas para Jogar a Tristeza pra Longe
















1.
 
Leia a Bíblia regularmente. 
Nela, há uma porção de verdades infinitas para nos aprofundarmos. Quando a Palavra nos diz que devemos amar a Deus com toda nossa mente, isso quer dizer que devemos pensar, racionalizar. Quanto mais nos aproximamos da verdade, quanto mais buscamos a Deus, mais crescemos nEle e na Sua graça. Ela é uma fonte inesgotável de sabedoria. A tristeza embota os pensamentos. A verdade liberta.

2. Comece todos os dias buscando a Deus em oração. 
A oração alivia nossas dores e acalma o nosso coração. Quantas vezes eu me ajoelhei em tristeza e me levantei com grande alegria! Em minha jornada ajudando outras pessoas, tenho percebido que a falta dessa prática nos põe em situação de vulnerabilidade espiritual. Precisamos desse tempo aos pés de Cristo para fortalecermos a fé, aumentarmos a alegria e recarregarmos as forças. O salmista disse: "Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz" (Sl 55.16,17). Na verdade, deveríamos estar a orar sem cessar, em todo o tempo conversando com nosso amado. Ah, querida leitora, como isso faz toda a diferença! Experimente compartilhar com o Senhor seus anseios. Ele ouvirá a sua voz.

3. Entregue os seus cuidados ao Senhor. 
Confie que Ele irá suprir as suas necessidades. O futuro está nas mãos dEle; Ele quer ver apenas fé e confiança na Sua provisão.


4. Seja generosa. 
Praticar a generosidade é uma forma de abrir mão de si mesma visando o bem-estar de outros, e disso Deus se agrada. Não somos salvos pelas obras, mas pela fé em Cristo (Ef 2.8-10). Mas, uma vez criados em Cristo Jesus, há um caminho de boas obras a ser trilhado. E que maravilha é andar nesse caminho! Essa é uma forma de retribuirmos o imenso amor de Deus por nós, dando de graça o que de graça recebemos (Mt 10.8).

5. Envolva-se com o trabalho de evangelismo. 
Não há nada mais animador do que falar de Jesus. Infelizmente, poucos descobrem esse tesouro. Envolva-se nos trabalhos de visitas, nos grupos de sua igreja, nas redes de transmissão do evangelho, nos estudos bíblicos, nas reuniões com os santos. Somos a igreja do Senhor. E é através dela que fortalecemos a fé apoiando-nos uns aos outros.


6. Procure viver uma vida saudável física e espiritualmente. 
Deus não nos fez para ingerirmos toxinas como o álcool, o tabaco, as drogas ilegais, os alimentos condimentados, os entretenimentos vis, os jogos violentos, as leituras perniciosas ou que denigram a imagem de Deus. Exercite-se regularmente no físico e na mente. O exercício físico produz poderosos fatores anti-inflamatórios que combatem o estresse. O exercício mental ativa circuitos neurais, levando-os a crescerem mais fortes.

7. Tenha um sono regular. 
Somos limitados: a necessidade do sono nos revela isso. O único que não dorme e que trabalha dia e noite é o Senhor Criador. Não desafie as leis divinas no seu corpo. Enquanto dormimos, Deus trabalha. Não é lindo ver que, até quando nos rendemos diante da exaustão do corpo, Deus pacientemente se põe ao nosso lado e diz: "Eu não vou cochilar, nem dormir. Eu sou o que te guarda, sou a tua sombra à tua direita" (Sl 121.4,5). Você conhece os inúmeros benefícios do sono. Deus o fez para o nosso próprio bem. Então, aproveite-o. A quem Deus ama, Ele concede o sono (Sl 127).


8. Libere os outros e a si mesma das amarras do pensamento alheio. 
Deus nos fez livres para amá-Lo do jeito que somos. Deixe-se guiar pela verdade apenas. Não seja escrava da aprovação humana. Pergunte-se: o que é a verdade? E aja conforme a verdade. Busque a aprovação divina e não os aplausos humanos. Deixe as pessoas livres para pensarem sobre você. Não tente controlar o que os outros pensam sobre você. "Quando deixamos os outros livres para pensarem o que quiserem sobre nós, acabamos por nos tornarmos livres da pressão de se conformar com a opinião deles", ressalta Jennings. Fazemos o que fazemos não porque nos sentimos bem naquele momento, mas porque sabemos que é a atitude certa. Não olhe para o dia de hoje; use os princípios divinos, ainda que se sinta desconfortável no momento. Deus lhe recompensará.


9. Olhe para Jesus, o autor e consumador de sua fé. 
Alegre-se se passa por privações e necessidades, açoites e rejeição por amor a Ele. Assim, somos participantes dos seus sofrimentos. E, se somos participantes dos Seus sofrimentos, seremos muito mais participantes da Sua glória (Cl 3.3,4).





As aflições do tempo presente não se comparam com a glória que nos há de ser revelada (Rm 8.18). Ainda que tudo desmorone, temos a nossa esperança na eternidade como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até aquele lugar oculto além do véu. Jesus abriu o caminho para nós. NEle, somos mais do que vencedoras (Hb 6.18-20; Rm 8.37). Lá na eternidade "haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido" (Is 35.8-10).


(Judite Alves. Do livro "O Tesouros das Emoções")

6 comentários:

  1. Amém. Como Deus é lindo estava precisando de uma palavra da parte de Deus.Gloria Deus por falar comigo

    ResponderExcluir
  2. Amém muito bom,eu tenho esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Verdade queridas,
    Às vezes a tristeza quer tirar-nos a alegria, mas a alegria do Senhor é o antídoto para qualquer tristeza do espírito ou da alma quando a alegria do senhor chega, a tristeza salta vai embora e alegria permanece no coração.

    ResponderExcluir

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...