sexta-feira, 28 de julho de 2017

Feliz Dia dos Avós

Antigamente não ouvíamos falar do dia dos avós. Alguns acham que é pura invenção comercial, outros pensam que é muito importante lembrar essa data, afinal, os avós são pais dos pais; como alguns sugerem, pais duas vezes.
Mas, percebi nesse último domingo (dia dos avós) algo inusitado: de todas as mensagens que recebi, nenhuma falava do avô. Não sei se serei compreendida nos meus questionamentos, mas por que só recebi mensagens e vídeos falando da avó e não do avô?
Fico um pouco intrigada, pois a figura masculina não pode ser exaurida do contexto familiar, mas infelizmente é isso que estamos fazendo hoje. A sociedade hodierna vê com maus olhos as relações de autoridade, sendo a figura paterna o mais forte exemplo disso. Estudiosos das décadas passadas falaram que nos dias em que estamos vivemos presenciaríamos a morte da figura do pai e viveríamos em uma sociedade sem pais. Mas, se eliminarmos o pai do seu lugar, mais tarde veremos a ausência da dependência de Deus, pois a função paterna nada mais é que um reflexo da imagem perfeita do Pai Celestial. Observe que estamos vivendo num tempo de extrema auto-suficiência humana – cada um por si e sem Deus por todos, pois Deus estabelece o seu concerto através das famílias, especialmente pelos seus representantes paternos. Se eliminarmos a figura paterna assistiremos o total declínio da nossa sociedade, pois o indivíduo sem laços firmes com as gerações passadas não passará de um tição jogado ao vento.
Voltemos então para o dia dos avós (não somente da avó). Por que lembrar desse dia?
Norman Rockwell ~ grandpa teaching grandson to play accordian
Norman Rockwell ~ avô ensinando o neto a tocar acordeon
Alguém já disse que uma avó é uma mãe com açúcar e o avô é um pai com doce de leite. Que bom ser avós! Uma das funções dos avós é a de ser vigilantes da família, diz Belsky. São eles que intervém durante uma crise para estabilizar a família. Nessas horas, seu valor se ilumina e sua importância se revela. Alguém chegou a afirmar que os avós são a rede de segurança da família. Que linda função!
Uma das histórias mais belas da bíblia no que se refere a avós, é a história de Lóide, cuja fé não fingida foi transmitida ao seu neto Timóteo (2 Tm 1.5). Fascina-me também, no Antigo Testamento, o exemplo de Abraão. Observamos que Deus sempre que aparecia a Jacó dizia assim: “eu sou o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque”. Deus poderia dizer primeiro o nome de Isaque, que era o pai de Jacó. Mas aprendemos com isso que o avô serve como símbolo de ligação entre as gerações e no caso específico de Abraão, destaca-se que ele era o detentor das promessas. Aleluia!
Você, vovô ou vovó, é detentor das promessas de Deus para seus descendentes. Quem prometeu foi o Senhor (Gn 28.12-13). Por isso, não se sinta minimizado, nem se dê ao desprezo por ter recebido a benção de ser avó ou avô. Faça como Noemi, quando recebeu em seus braços seu neto Obede. Ela agradeceu a Deus e suas vizinhas diziam: “bendito seja o Senhor… o seu nome será afamado em Israel… ele será recreador da tua alma” (Rt 4.14-16).
Num mundo onde a juventude é celebrada e onde é desprezada a maturidade, somos tentados a sentirmos que os anos não nos trazem bons dividendos. Mas não é isso o que aprendemos nas Escrituras! O lugar do ancião e do idoso, ou do que possui experiências de vida é um lugar de honra. Eles sempre estão presentes nas grandes e difíceis decisões de uma nação, de uma família, ou da igreja. E no livro de Daniel vemos o próprio Deus sendo chamado de o “ancião de dias”. O seu lugar para Deus, querido vovô e vovó, é de tão nobre honra, que Ele permite-se ser comparado, em sua eternidade, a um homem de idade. Os anos conferem sabedoria, dignidade e respeito. Pelo menos deveriam ser assim.
Não tenha medo dos anos que correm. Sinta-se honrado por Deus por poder contemplar a sua posteridade, pois na Bíblia, é sinônimo de bênção divina ver os filhos do filhos, ou ter os anos multiplicados. Se o mundo despreza o lugar dos avós, ou dos anciãos, elevando ao seu posto uma jovialidade bela, mas vazia de conteúdo, lembre-se do que disse o profeta Isaías:
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”(Isaías 40:28-31)
A beleza dos anos são mais cativantes do que a beleza da juventude, pois ela carrega em si o que é durável, um tesouro que não pode ser roubado: são as experiências, a maturidade e a resistência às tempestades da vida. Essa geração precisa de você, precisa dos avós, precisa mais do que rostos bonitos que se olham no espelho. Nós somos o fio que une nossos filhos aos antepassados e que neles vislumbra o futuro na face de um bebê. Ocupe o seu lugar no mundo e seja aquele elo que resgata as antigas verdades e os bons hábitos.
E os dias que se passam? Que eles sejam a esperança de uma vida eterna, e que você se satisfaça sempre ao contemplar em seu rosto a face do Senhor, quando acordar (Sl 17.15).
Uma boa semana a todos! Que o Senhor abençoe a cada um!
Judite Alves

P. S. Numa outra postagem falaremos sobre a dádiva da maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero ouvir sua opinião! Deixe aqui sua mensagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...